sábado, 27 de agosto de 2011

BUENOS AIRES -CAPITAL DA ARGENTINA METRÓPOLE ENCANTADORA


Buenos Aires

Buenos Aires

Vamos recordar um pouco da história do país e saber as características da cidade, para reconhecer a importância dessa terra maravilhosa, que é a Argentina.
O apogeu econômico foi no fim do séc.19 e início de 20, foi um dos  países mais ricos do mundo. Nós brasileiros, precisamos reconhecer isso (muitos desconhecem a história).
Construíram edifícios , palacetes e  avenidas que lembram Paris e Madri .




 Existe uma forte classe média .No século 19, foi implantado um sistema de ensino médio público que favoreceu a leitura e o investimento a cultura ( estamos bem distantes deles nesse aspecto, no Brasil ) .Isso é um legado até hoje.
Em Buenos Aires, há mais de 400 livrarias . O argentino é muito bem informado e possui uma forte consciência política. 
O modo de vida é semelhante ao europeu pois recebeu muitas influencias com a migração e o intercambio econômico.

 Os cafés- uma cultura europeia,surgem a cada esquina da capital portenha.
São a extensão da casa , ideal para o café da manhã,  o bate- papo ,para ler o jornal , o  lanche ,almoço e encontros literários. O conforto e luxo de cada um,depende do bairro.

Além do café , o argentino possui outra atração . Essa é gastronômica, o Assado, é o nome que se dá ao churrasco, uma  forma de confraternização . A paixão pelas carnes se traduz pela quantidade de parrilhas espalhadas pela cidade  Parrilhas ,significa churrascaria.

 Em seguida a melhor pedida são os restaurantes espanhóis com as paellas e frutos do mar.

 VINHO 
O consumo do vinho é outro ponto que aproxima o argentino do europeu, pois bebem quarenta litros de vinho por ano. 

 TANGO
 a danca é a alma dramática do país. O turista deve ir aos   shows nas casas especializadas  .Vale a pena ! 
Se quiser aprender ou mesmo, dancar poderá frequentar as milongas nos bairros . Darei 2 endereços, que recomendo:
salon canning- na scalabrini ortiz 133 e,
salon la viruta - na calle armenia 1366  
os endereços acima , ficam no bairro  Palermo.
 
Buenos Aires, é ótima para comprar casacos de pele, mas  a venda só é permitida de animais que não estão em extinção.

 A chegada em Buenos Aires é no aeroporto Ezeiza ,agora bem restaurado e modernizado.. 
Recomendo tomar táxi da empresa Remises 
E logo ao chegar ,deve trocar dinheiro no banco do país no próprio aeroporto.  


 City tour
Recomendo fazer o city tour.Reserve nesse site,
www.buenosairesbus.com 
o sistema é de hop on- hop off, que desce nos pontos que deseja conhecer e sobe depois em outros pontos de onibus ao longo do dia.
O roteiro é o seguinte ; Plaza de Mayo - Congresso - Monserrat- San Telmo - La Boca - Reserva Ecológica - Puerto Madero- Plaza San Martin- Palermo Rosedal- Plaza Italia- Recoleta- Plaza Lavalle



 Ao chegar logo no primeiro dia, faça o city tour para ver os locais  de um modo tranquilo e escolher aonde quer ir no dia seguinte.

Como , ir a Plaza de Mayo visitar a Casa Rosada, a sede do governo nacional.
Plaza de Mayo vista da Catedral



É o coração político do país . Aqui nasceu o Peronismo . Foi eleito o primeiro presidente do país em 1946 , Péron.
Foi na praca de Mayo, que as mães dos desaparecidos da ditadura militar de (1976-82) se reuniam,  em alguns dias do mês citado , lutando para encontrar seus filhos após a época obscura e difícil .
No outro lado da praça, tem a Catedral aonde está o mausoléu do general San Martin ,o libertador da Argentina, Chile e Peru.
Do lado oposto da Casa Rosada, fica o  Cabildo de Buenos Aires, é um dos poucos resquícios do período colonial.
 


Podemos fazer uma visita guiada, na casa Rosada .


Casa Rosada
Dessa praça, caminhe até a avenida de Mayo que fica no lado oposto, considerada  como a via madrilenha de Buenos Aires. Verá edifícios do final do século e do início do século 20 ,como falei,  o  apogeu da economia do país. Verá entre êles o Café Tortonni avenida de Mayo 825 ,fundado em 1858 .Veja na foto acima, foi  local de encontro dos intelectuais e famosos como Carlos Gardel , Jorge Luis Borges ,o dramaturgo italiano Luigi Pirandello e  o espanhol Frederico Garcia Lorca.




Café Tortonni

Todos os dias tem show de tango no subsolo ,pode chegar mais cedo e comprar no balcão que fica lá atrás . Se quiser, reserve pela internet 
www.cafetortonni.com.ar

Happy hour 
Os argentinos chamam o balcão dos bares, de barra.
Picada,  é uma porção de queijos e frios  
Chope, é cerveza tirada 
para chamar o garçom, é mozo e garçonete, é moza 
e por favor deixe a propina , 'a gorjeta" ,pois alguns turistas  se fazem de bobo ou melhor dizendo, espertos. . Não gostam de deixar  gorjeta...a propina . Na maior parte do país, as contas não vem com a propina incluída. 



Local do show no subsolo do café 
Avenida 9 de julho




Partindo da praca de Mayo poderá ir pela avenida 9 de julho e descer pela  avenida Corrientes. Conhecerá a famosa calle da música "a media luz- Corrientes 348", e é  tambem conhecida, pelos os famosos  teatros . 
Nesse passeio percorrera a avenida mais bela e larga do mundo ,como falam os argentinos.Ira ver o  famoso obelisco,  na foto ao lado. 
 Temos a opção de conhecer o teatro Cólon, que possui uma das melhores  acústicas do mundo . Fica a duas quadras dessa avenida com 200 espetáculos ao ano, dos quais, 100 são óperas,com visita guiada 
www,teatrocolon.com.ar
Figura do teatro


Painéis na avenida Corrientes


Avenida Corrientes
Escolhendo outra rumo, vá em direçao a calle Florida, que já foi famosa rua de comércio, quando não existia shoppings  .  Hoje é um enorme calçadão, com um bom movimento comercial . . Gosto de visitar a loja Falabella uma loja chilena com  que tem próximos, dois endereços  . Aproveito para almoçar na livraria Ateneo, calle Florida 340, aonde  sempre compro discos como os da argentina Marcela Morello. Depois passo na Falabella para  comprar objetos vindos da Tailândia, de Bali,como  flores, velas perfumadas , espelhos e outros objetos.
A livraria Ateneu , fica logo defronte, tem no andar de cima um restaurante self service com opçoes deliciosas .Quiches ,sanduiches, saladas e otimas sobremesas .
 Café de ótima qualidade.

Continuando o passeio na calle Florida, vemos muitas lojas. Todas podemos encontrar nos shoppings .Exemplo; a Prune Zara ,El Boyero , Guido .

O melhor é seguir e deixar para chegar nas Galerias Pacífico, esse shopping foi construído no estilo Galeria Vittorio Emanuele de Milão. 
Possui lojas maravilhosas que valem uma visita e compras.
Como a loja de couro Navarro .

Galerias Pacífico

Teto das Galerias Pacífico

Local de restaurantes da Galeria
Compras na Galeria

Saindo da Galerias Pacífico  vamos terminar na praça San Martin..
Fica depois desse shopping descendo a calle Florida.

 Plaza San Martin uma das mais bonitas da cidade. Nas ruas que margeiam a praça, estão vários edifícios e  hotéis de luxo . E embaixo dessa praça está o monumento aos heróis da guerra da Malvinas. 
Nesse outro lado, numa rua em declive fica a estação ferroviária de Retiro .

Retiro -bairro tradicional
 Próximo, fica também uma das maiores concentrações de galerias de arte .E apenas a 3 quadras, encontra-se a calle Arroyo, uma das mais encantadoras da cidade. 
Gosto de visitar outra rua famosa, a calle Posadas ,bem próxima a plaza San Martin . Lá  sempre escolho  algum  restaurante que vale a visita , fica debaixo do viaduto . 
Os restaurantes são: El mirasol , El San Juanino , Cabo Mayor , Piegari e La Tasca de Plaza Mayor e cafés para saborear com alfajores.

Plaza San Martin em 2010
ATENÇÃO -
 Aqueles que nunca foram a Buenos Aires é interessante saber que o portenho cria muito cachorro e que existe uma profissão do passeador de cachorro. Eles conduzem  até 10 cães, de tamanhos e raças diversas , de diferentes donos, para passear nessa praças (de uma vez só).  Nem sempre costumam limpar o que os cachorros deixam nas calçadas. Assim cuidado por onde pisa!



 No segundo dia deve  passear no Puerto Madero e conhecer o resto do centro da cidade .

 
PUERTO MADERO

Estamos indo em direção ao Puerto Madero,uma área restaurada , que fica atrás da Casa Rosada .Um complexo de restaurantes, bares , escritórios e apartamentos construídos no antigo porto da cidade. A recuperação da área  foi iniciada em 1990.
Aí fica  o porto  de onde saem barcos e navios  para os países vizinhos.
Nesse local fica a Puente de la Mujer é o local dos  diques e restaurantes. 
Indico os seguintes restaurantes: 
Cabana la Lilas -a melhor parrilla da cidade , o mais  refinado.
 Estilo Campo - é o lugar que evoca o espírito gaúcho . Os garçons servem com bombachas tem uma excelente parrilla .
O Siga La Vaca com preço fixo -parrilla, tem um self service com o diferencial , as carnes o cliente é que vai buscar .É sempre muito animado.
El mirasol -alem de ter o melhor bife de chorizo,  tem a melhor empanada e a maravilhosa panqueca de doce de leite.
Il gran Caruso- boa comida italiana com espetáculo de ópera do teatro Cólon.
Cabeleriza- é também  muito bom .

 Inúmeros outros restaurantes para escolher e para depois das refeições, a sorveteria Freddo.
 
 Nessa área tem Cassino.

 Termino aqui essa primeira parte sobre Buenos Aires . Na próxima falarei da Recoleta ,San Thelmo ,Palermo e Alto Palermo . Indicarei os museus , hotéis e restaurantes com chefes indicados.

 
 

Nenhum comentário: