domingo, 15 de abril de 2012

SANTIAGO DO CHILE

 

 Santiago do Chile -cidade muito importante da América do Sul, entrada   e saída para vários continentes  americanos, europeus e asiáticos. Capital de um país comeconomia equilibrada e considerado por alguns analistas , como auto suficiente e quase no patamar estadunidense , independente da simpatia de outros .

Eis aí,uma escultura de malas no aeroporto, simbolizando a força do movimento de passageiros .  Gostaria de falar da ótima estrutura que possui , nas áreas internas de embarque , dispõe dos mais variados restaurantes , sofás de vários lugares nos corredores e até parque infantil. Sem necessidade de uso de salas vips ( mas existe , claro ),somos todos vips nesse aeroporto. Oferecem ônibus para diversos pontos da cidade e um especial , para passageiros, levando bagagens e fazendo conexões nas estações rodoviárias.O preço desse último é de 1.500  pesos o que equivale 6 reais.



Essa é Santiago do Chile ,aos pés da cordilheira dos Andes , uma cidade tranquila, povo educado e hospitaleiro, com um sistema de transporte excelente e  clima muito agradável.
e

Mês de fevereiro - escolhí ir nesse período , para usar roupas leves .Como teríamos que passar na cidade na ida e  volta  para o Brasil , resolví  ficar na  ida,  em hotel no centro da cidade e na volta,  no bairro da Providencia.

Hotel Panamericano  fica no centro da cidade - numa rua só para pedestres. Bom café da manhã , quartos grandes e camas macias. Local ótimo para conhecer Santiago andando ....

 O tour a pé

O palácio  de La Moneda -aonde está a presidencia do país , recebe turistas até no pátio interno , com mostras de esculturas e um anexo , que é o centro cultural de la Moneda. Há  exposições , filmes e um local dedicado a cantora Violeta Parra, autora da música Volver a los Dezessiete , cantada por Milton Nascimento e Mercedes Soza 

A praça do palácio ,veja na foto:

 O programa seria : no primeiro dia caminhar e caminhar .....

1-visitar  :o Palacio de La Moneda e a praça com prédios do governo 

2- a estátua em homenagem a Salvador Allende que morreu no Palácio

Algumas quadras depois, chega-se 'a Plaza de Armas, área que inclui a catedral ,a prefeitura ,a Casa Colorada que hoje abriga o Museu de Santiago e o Palácio de la Real Audiência que serve de sede do Museu Histórico Nacional

Para alcançar a Plaza de Armas passamos pelo Passeo Ahumada - é um calçadão (ruas só para pedestres )que começa na av. Libertador Bernardo O`Higgins , aí você sentirá a alma local.É  uma área de muitas lojas e cafeterias , uma versão da Calle Florida de Buenos Aires.

3- Plaza de Armas -

Obs.. -Não foi possível visitar o museu Pre Colombiano  está em reforma até 2014 -seria outra visita!

Nessa praça , fica um belo prédio neo clássico dos Correios , foto abaixo



 Aqui tambem , está a  Catedral de Santiago - fiquei  emocionada com a beleza dessa igreja . Em algumas horas escutamos musica erudita, muito tocante.





Entrando nessa catedral sentimos a força da influencia hispanica no Chile.

Após um dia conhecendo a parte mais importante da história do país vem

o segundo dia- para visitar o Cerro Santa Lucia e o Palácio das  Belas Artes.No palácio, está o Museu Nacional e o de  Arte Contemporanea.

O museu é um belíssimo prédio . Essa cúpula de vidro foi trazida em 1907 , da Bélgica.

 Ao lado do palácio vemos o parque florestal uma área que segue paralela ao rio Mapocho. 

É importante saber que o rio fica cheio somente no inverno , com o degelo das cordilheiras que ocorre em setembro.

 A vegetação é muito variada e bela.

Foi uma agradável caminhada !

As árvores são chamadas plátanos orientais .

Daqui ,podemos ir andando até o Mercado Central para almoçar...vamos lá.

 Como sabemos e estudamos no primário  essa informação geográfica, o Chile recebe a influencia da Corrente de Humboldt e possui frutos do mar de águas bem geladas. O mais procurado é a Centolla, custando em tamanho maior 200 reais .Entrando no Mercado verá essa vitrine para escolher o manjar.

 

Os peixes típicos são:o Congrio que pode ser "a Lo Pobre"  um opção que servem em todo restaurante no Chile. Significa que vem um ovo frito e batatas fritas .Os peixes são :

 o congrio ,o reineta , a merluza , a corvina ,e todos os  tipos de marisco como  os mexilhões e os vôngoles.Camarões e muitas maneiras de servir os peixes como Curanto uma espécie de sopa deliciosa e o Ceviche um prato a moda peruana o peixe quase cru.

Escolhemos ir nesse dia ao Cerro Santa Lucia -foi em volta desse cerro, que se iniciou a cidade de Santiago .

O Cerro San Cristoban - outro local para visitar ...tem um funicular que custa R$ 5 e logo lhe deixa no topo a 880 metros de altitude.Nos dias limpos você vê as Cordilheiras dos Andes e as barreiras montanhosas de norte a sul que impedem a passagem dos ventos e a consequente dissipação da poluição.

Perto  desse cerro poderá visitar uma das casas de Pablo Neruda.

Próximo ao parque metropolitano que abriga esse cerro , existe dois bairros que devem ser visitados : Providencia e Bellavista.


Do cerro Santa Lucia fomos andando até o hotel Panamericano aonde nos hospedamos.

Perto daqui fica tambem o Centro Cultural Mapocho que não deu tempo visitar .

Falarei da diversão e restaurantes.

O Pátio Bella Vista - aonde podemos escolher   ....muitos bares  restaurantes com música ao vivo e lojas .Ideal para o fim de tarde , happy hour ou jantar . Muito animado e concorrido. Escolhemos o Bistrô  Fournier  e pedimos  uma bandeja de queijos e  vinho para aproveitar a noite com  música, atenção de gente bem educada e simpática. Não esqueço o tratamento dado por uma funcionária , chamou o táxi e nos levou até o carro que ficava fora do Pátio. 

 

Existe uma sofisticada região em Santiago: Las Condes 

e um pedaço ,que chamam El Bosque ...é um lugar chic e bonito ...lá almoçamos no Typ y Tap -calle Isidora Goynechea 2922 

tem carnes , pescados e ótimas sobremesas.

Na av. Nueva Costanera é outro local excelente 

os restaurantes mais procurados são: 

Ox - nueva costanera 3960

Mercat- numero 4092

Tierra Noble - 3872 

Puerto Fuyo - 3969

 fora desse circuito indico :a Pizzaria Tiramisu na calle Goynechea

 o restaurante Astrid y Gaston - 

e o La Mar- na  calle Antonio Bellet 201 nesse tem

 degustaçao de ceviche 

o Eladio -na avenida Providencia fica no mesmo prédio do restaurante Giratório 

No Restaurante Eládio com umas companheiras de viagem nota 1000

 

 

 O restaurante Giratório - é muito recomendado também.

Indico o Azul Profundo - serve o Curanto fica no bairro Bella Vista outro que indico - Don Vitorino serve ceviche apetitoso -na Lastarria 138 

Europeo- oferece vários tipos de peixes - fica na Alonso Cordova a quinta avenida de Santiago.

  Todos os bares e restaurantes que passei no Chile tem preços razoáveis .

Cuidado ...na hora de pagar a conta , deve perguntar se está incluída a propina ( é o nome de gorjeta em espanhol).Muitos restaurantes esperam que o cliente dê a gorjeta por fora e é justo. 

Os bairros Vitacura , Las Condes e Providencia são ótimos para ficar hospedado.

As compras podem ser feitas no bairro de Providencia no entorno do metrô Los Leones e nos shoppings Arauco e Alto Las Condes 

  Shopping Arauco

 

Uma entrada do shopping Arauco

 Na volta a Santiago fiquei hospedada no 

Rent a Home Lyon 

-na calle Santa Magdalena 72 Providencia 

Um dos quartos do apart
Sala de jantar e estar do apart
Banheiro menor do apart

Super confortável e recomendo !

 

Essa é a rua do apart-

Atençaõ !!! peçam para ficar no prédio novo pois o antigo, está cheio de problemas .

É um apart muito bom com café da manhã variado e gostoso . O hotel é  bem localizado perto de bares restaurantes e lojas. Comporta uma familia , tem 2 quartos suites ,closet ,sala completa e cozinha ...tem até tábua de passar roupa.

Uma ótima vantagem -tem o próprio transporte para levar e trazer do aeroporto , com um bom preço. 

Mais um  detalhe importante - o ar condicionado é somente na sala. Se for no verão ,não indico. Existe muito isso em Santiago locais que não tem ar condicionado nos quartos . E no verão não é aconselhável. 

Em outra época vale ......muito ficar no Rent a home Lyon, eu aprovei  o preço foi ótimo. 

reservas@rentahome.cl 

Compras em Santiago 

Indico a loja -Casa Ideas 

e tambem : Zara , as lojas da Mango ,Ripley , Almacenes Paris e Fallabela . Encontram-se nas  principais avenidas e shoppings . 

A casa Ideas -tem ótimos artigos para casa , oriundos  do oriente da Tailandia , da India e obviamente da China mas de melhor qualidade. 

No shopping Arauco tem uma loja que adoro - de cremes shampoos e sabonetes da Argentina Oz.  

Existe uma loja especial que vende somente   produtos feitos com lapis lázuli, é bom perguntar no hotel.No bairro Bellavista temvárias lojas, uma do lado da outra. 

Gostei muito das lojas situadas na  galeria do metrô Los Leones para comprar peças de lápis lázuli.Podem ir sem hesitar pois vale a visita!

Terceiro dia-

conhecer Valparaíso e Vina del Mar que descreverei na próxima postagem .

O serviços de traslado foram feitos pelo o sr. Miguel endereço : sammynumberone253@hotmail.com 

devo falar  do excelente trabalho que faz como guia e  condutor do transporte . Possui uma camioneta grande confortável , que pode transportar um grupo , uma familia ou mesmo somente  3 pessoas como foi o nosso caso. Fomos recebidas no aeroporto e fizemos alguns passeios , o de Valparaíso e Viña del Mar.

endereço do sr. Miguel , responsável pelos nossos traslados 

sammynumberone 253@hotmail.com 

 
TERMINO A POSTAGEM DE SANTIAGO NUM HAPPY HOUR ,RECOMENDANDO AOS AMIGOS TODOS OS HOTÉIS  E  RESTAURANTES QUE PASSEI E APROVEI.

4 comentários:

Silvia Sales disse...

Que lugar lindo, quero ir. Adorei as fotos.

Vá pelos os caminhos da Vera disse...

CONTINUAREI NA PRÓXIMA SEMANA FALANDO SOBRE SANTIAGO , AGUARDE.

Manuela Teixeira disse...

Mais uma excelente postagem! Adoraria conhecer Santiago, especialmente depois de ler tudo que li aqui. As fotos ficaram lindas!

Manuela Teixeira disse...

Adorei a postagem! Quando for à Santiago, certamente passarei para captar algumas dicas. :) As fotos são um show à parte.