quinta-feira, 5 de abril de 2012

VALE DO COLCHAGUA - SANTA CRUZ -CHILE

RESOLVÍ CONHECER O CENTRO DO CHILE, AONDE SE ENCONTRAM  AS MELHORES VINÍCOLAS DO PAÍS.  

 SAINDO DE ONIBUS DE SANTIAGO , TERMINAL SUL  FIZ UM PERCURSO DE  3 HORAS DE VIAGEM PELA A CARRETERA PANAMERICANA 5 SUR- .ENCONTRAMOS  DUAS CIDADES IMPORTANTES NÊSSE VALE: SANTA CRUZ E SAN FERNANDO A 178 KMS E 142 KMS DA CAPITAL , DE CARRO FAZ-SE EM 2 HORAS. 

CONTAM .QUE .... NO SEC 16  ,ESSA REGIÃO FOI ENTREGUE COMO PRÊMIO A UMA ÚNICA MULHER  . ELA VEIO NA EXPEDIÇÃO DE PEDRO DE VALDÍVIA , O CONQUISTADOR DO CHILE.  PARA  EVANGELIZAR JUNTO COM OS PADRES JESUÍTAS . E AÍ  RESOLVERAM CULTIVAR A PRODUÇÃO DE VINHO PARA CELEBRAR A MISSA.

DEPOIS VIERAM MUITOS OUTROS TRAZENDO  DA EUROPA  , AS UVAS FRANCESAS CABERNET SAUVIGNON , MERLOT, MALBEC E CARMENÈRE. ESSA ULTIMA  ,TEM UMA ESTORIA FANTÁSTICA .....RESISTIU A UMA PRAGA CHAMADA "FILOXERA"  QUE DESTRUIU NO SEC. 19 TODAS AS PLANTAÇÕES DO MUNDO E SOMENTE NESSA REGIÃO FICOU . DEPOIS DE SALVA PUDERAM CULTIVAR EM TODO O LUGAR PROPÍCIO.

O VALE DO COLCHAGUA É A MELHOR REGIÃO VITIVINÍCOLA DO MUNDO  ASSIM DIZ A REVISTA ESPECIALIZADA WINE ENTHUSIAST .

 FIZ ESSA VIAGEM  EM  ONIBUS ESTADUAL ,CUSTANDO A PASSAGEM 16 REAIS EM COMPANHIA DE DUAS AMIGAS BRAVAS E AVENTUREIRAS .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O BAÚ  , (NO CHILE ALGUNS CHAMAM ONIBUS DE  BAÚ) ÊLE SAI DO TERMINAL SUL DA CAPITAL  PEDIMOS LUGARES NO ANDAR SUPERIOR   PARA APROVEITAR  TODA A PAISAGEM DOS VALES E DA CORDILHEIRA.

NOSSO DESTINO - SANTA CRUZ E  HOSPEDAGEM DE   3 DIAS NO HOTEL TERRAVIÑA CAMINO LOS BOLDOS S/N  SUPER RECOMENDADO. FICA NO MEIO DE UMA VINDIMA COM VISTAS PARA A CORDILHEIRA .

 
HOTEL TERRAVINA

FOI CONSTRUÍDO PELO O CASAL PROPRIETÁRIO , ELA,  DINAMARQUESA E  ÊLE CHILENO.

 
 É UM LUGAR DE PAZ DE MUITA BELEZA . SITUADO FORA DA CIDADE A 1.5 KM DO CENTRO MAS  BEM  PERTO DE RESTAURANTES ITALIANOS , PERUANOS E CHILENOS. O HOTEL TEM  PARREIRAS SEM FIM E FICA  A 2 HORAS DO OCEANO PACÍFICO.


O CAFÉ DA MANHÃ COM VISTA PARA ESSA PISCINA E PARA O VINHEDO.

 

 FRUTAS -AS MAIS VARIADAS......IOGURTES ,QUEIJOS ,SUCOS , GELEIAS SEM AÇUCAR ..NATURAIS  , PÃES INTEGRAIS E UM MEL SABOROSO QUE AINDA NÃO ESQUECÍ.

O CAFÉ DA MANHÃ CHILENO É MUITO SAUDÁVEL NADA DE BOLOS E COISAS ENGORDANTES . APROVEI...... EM TODOS OS LUGARES QUE PASSEI.

QUANDO CHEGAMOS NO HOTEL ANOITECIA E QUERÍAMOS JANTAR   A PROPRIETÁRIA NOS INDICOU  RESTAURANTES , PARA IRMOS . E  DECIDIMOS IR AO  MAIS PRÓXIMO .ESTÁVAMOS CANSADAS. . ELA NOS DEU LANTERNAS E FALOU :MEU CACHORRO ROCCO , LEVA VCS ATÉ LÁ . INCRÍVEL !  CAMINHAMOS ENTRE OS VINHEDOS ACOMPANHADAS PELO O ROCCO ,COM AS LANTERNAS ACESAS E O CÉU ESTRELADO.O ROCCO FOI NOSSO GUIA ATÉ ENTRARMOS NO RESTAURANTE VINO BELO.UMA PROEZA!

 FOI O NOSSO PRIMEIRO PASSEIO PRAZEIROSO EM SANTA CRUZ .

 

 

 

 

 

 

 

NO OUTRO DIA - VISITA A VINÍCOLA VIU MANENT

 

  PRODUZEM O MELHOR     MALBEC DO CHILE 

NA ENTRADA,  UMA AMOSTRA DE VÁRIOS TIPOS DE UVAS COMO VEMOS NA FOTO ABAIXO.


VIUMANENT.CL  - TOUR NA VINÍCOLA - PREÇO EM TORNO DE 50 REAIS 

 1-CONHECER O PROCESSO DA PRODUÇÃO

2- VISITA A CASA QUE FOI A PRIMEIRA INSTALAÇÃO ( FOI AFETADA NO TERREMOTO DE 2010 )E AGORA RESTAURADA.

 O GUIA DA VINÍCOLA FALANDO AO GRUPO
Sala destinada a visita de grupos.
 

 

 

4- DEGUSTAÇÃO 



 

 

NA FOTO ABAIXO VEJA O RESTAURANTE 

O ALMOÇO NA VINÍCOLA-NÃO ESTÁ INCLUIDO NO PREÇO DO TOUR


CASAL COLOMBIANO QUE FAZIAM O TOUR CONOSCO .


VEJAM O LOCAL DO ALMOÇO DEBAIXO DE PARREIRAS .

 O TETO DO LOCAL DO ALMOÇO  SÃO AS PARREIRAS .

NA FOTO ABAIXO , VEJAM O RECIPIENTE DO VINHO QUE SUBSTITUE O NOSSO TRADICIONAL BALDE DE GELO UMA SACOLA ESPECIAL DE MATERIAL PLASTICO E LINDA.

 AS OPÇÕES DE ALMOÇO SÃO PEQUENAS MAS DE EXCELNTE QUALIDADE. E AS SOBREMESAS SÃO ÓTIMAS COMO AS DE SORVETE PREPARADAS COM VINHO E SABORES DE FRUTAS .

POR ULTIMO -O PASSEIO DE CHARRETE ATRAVESSANDO A PLANTAÇÃO PARA CONHECER MELHOR O ESPAÇO  

UM CENTRO DE EQUITAÇÃO LOJA DE ARTIGOS DA VINÍCOLA

DE VOLTA AO HOTEL DESFRUTAMOS O  POR DO SOL MAGNIFÍCO , COM A CORDILHEIRA AO FUNDO DAS PARREIRAS E OUVINDO O CANTO DE UM  PASSARO ANDINO CHAMADO QUELTE HUE  "VANELLUS CHILENSIS" .

NESSA REGIÃO ,PODEMOS VISITAR VÁRIAS VINÍCOLAS . 

VOU FALAR UM POUCO DE LAPOSTOLLE -.É UMA VINÍCOLA -CAVE ,FOI INVESTIDO MILHÕES  NA SUA CONSTRUÇÃO . DURANTE A FABRICAÇÃO DO VINHO NÃO PRECISA SER TRANSPORTADO POIS O LÍQUIDO VAI DIRETO PARA  OS TONÉIS PELA FORÇA DE GRAVIDADE PERCORRENDO 6 ANDARES. WOOOWWWWW.

O VINHO TOP DE LINHA É O CLOS APALTA ,UMA MISTURA DE CEPAS , DAS UVAS CABERNET , CARMENÈRE , MERLOT , PETIT VERDOT QUE FOI CONSIDERADO O SEGUNDO MELHOR DO MUNDO.

OUTRA EMPRESA FAMOSA É  A CASA SILVA . ALEM DA ESTRUTURA PARA A FABRICAÇÃO ,OFERECE UM REQUINTADO HOTEL E FICA NA CIDADE DE  SAN FERNANDO. O CASARÃO DO HOTEL É EM ESTILO  COLONIAL .DE 1850 E POSSUI SOMENTE 8 QUARTOS  .

AS OUTRAS VINICOLAS SÃO;

HACIENDA ARAUCARIA -SANTA CRUZ -LOS VASCOS - MONT GRAS =- SANTA HELENA - SANTA RITA -LAS NINAS -

VEJA O SITE       RUTADELVINO.CL

ATÉ 2010 HAVIA UM TREM QUE PERCORRIA DE SANTA CRUZ A SAN FERNANDO COM UM GUIA CONTANDO A HISTÓRIA LOCAL , SERVIÇO DE BORDO SERVINDO VINHOS E QUEIJOS NUM TRAJETO DE 40 KMS. FOI DESTRUÍDA NO TERREMOTO DE 2010. 

EM SANTA CRUZ  TEM ALGUNS PONTOS A SEREM VISITADOS :

 

A PLAZA DE ARMAS , O MUSEU DE COLCHAGUA  O CLUBE DO VINHO E UM HOTEL DE 5 ESTRELAS QUE VALE UMA VISITA.COMO ENTRAR NUM SUPERMERCADO DA CIDADE DE SANTA CRUZ E OBSERVAR QUE PODEMOS COMPRAR VINHO EM EMBALADAS EM CAIXAS PEQUENAS , MÉDIAS E GRANDES.ALGO MUITO RARO PARA NÓS NO BRASIL.






 INTERIOR E HALL DO HOTEL SANTA CRUZ- 5 ESTRELAS 

NA CIDADE DO MESMO NOME NA PLAZA DE ARMAS CENTRO DA CIDADE .

NO ÚLTIMO DIA ,VISITAMOS A CIDADE E ALMOÇAMOS NO CLUBE DO VINHO 

COMO NOS TEMPOS ANTIGOS , AINDA É ATÉ HOJE  UM LOCAL  DE ENCONTRO DOS VINICULTORES E  AS REFEIÇÕES SÃO  FEITAS DEBAIXO  DE PARREIRAS.

DEIXANDO PASSAR O SOL COMO UMA PENEIRA E DANDO UM AR DIFERENTE .NO AMBIENTE. 

 

 ALMOÇO NO CLUBE DO VINHO -CENTRO DE SANTA CRUZ ....PRONTA PARA DEIXAR A CIDADE E VOLTAR A SANTIAGO .

UMA VIAGEM AGRADÁVEL CONFIRMANDO O QUE JÁ COMPREENDÍ QUE SÓ CONHECEMOS UM PAÍS VINDO AO SEU INTERIOR... POIS TODAS AS CAPITAIS SÃO SEMELHANTES. 

VIVA O CHILE!

UVAS ,UVAS, PARREIRAS ,VINHO VINÍCOLAS , HOTÉIS FANTÁSTICOS ,ÓTIMOS RESTAURANTES SÃO MOTIVOS PARA RETORNAR.

 

Uma bela vista da vinícola

Cavalos que fazem o nosso passeio .
De Colchagua levamos muitas recordações e sonhamos um dia retornar. Recomendo o Terravina e que faça com muita antecedencia. Vera.


 

 



3 comentários:

Manuela disse...

Mais uma ótima resenha turística! Meus parabéns pelo blog! Adoraria conhecer o Vale de Colchagua e desfrutar de tanta beleza...

Vá pelos os caminhos da Vera disse...

Um presente para mim , saber que gostou. Tenho recebido carinhosos comentários e agradeço muito. Você nem imagina o numero de acessos....estou satisfeita e devo continuar ...um beijo querida e muito obrigada.

Beti Coutinho disse...

Realmente o Vale do Colchagua é uma bela região turistica , estou encantada . Nessa postagem temos a oportunidade de saber desse hotel dentro de um vinhedo , um lugar repousante, e de muito conforto. Com muitas vinícolas e restaurantes de várias nacionalidades, bem próximo. Uma proposta convidativa.