 |
VISTA DA CIDADE -DO CASTELO |
Praga a cidade dourada ,romântica e encantadora!
fui pela primeira vez mas com certeza , voltarei !Para conhecer a cidade devemos ficar 5 dias, se tiver somente 4 dias ,fará tudo muito apressado e não terá tempo para ver tudo. É um lugar de muitos detalhes e beleza inigualável.
 |
Ilha de Kampa
|
O MELHOR TEMPO PARA IR - SÃO OS MESES DE ABRIL MAIO E JUNHO E PODE SER TAMBEM AGOSTO E SETEMBRO.
ATENÇÃO - NÃO CONFIE NO CLIMA ! SE ACHAR QUE A TEMPERATURA VAI ESTAR AMENA ...PODE MUDAR DE REPENTE.... E OS TERMÔMETROS DESCEREM ATÉ ZERO GRAUS ,PODENDO ATÉ NEVAR .
VAMOS FAZER UM ROTEIRO , PARA 4 DIAS :
O primeiro dia , deve ir a
1 - Praça da cidade velha - o coração de Praga , em torno dela encontram-se igrejas e casas que funcionam como lojas e restaurantes. Todos os restôs são muito agradáveis para sentar e apreciar a praça, tomando um delicioso vinho e saboreando a culinária local.
No centro da praça , veja o monumento a Jan Hus , foi um reformador religioso , símbolo da integridade do país. Jan Hus , foi líder da reforma e herói tcheco , condenado como herege pelo o concílio de Constança em 1415 e queimado na fogueira.
Hoje em dia todos ficam fascinados pelo o romantismo dessa praça , vendo chegar carruagens , trazendo noivos para as fotos de casamento , lindo demais.


2- Na praça devemos visitar a Prefeitura - ponto de reunião e ajuntamento de turista é o local aonde está o famoso relogio astronômico.A cada hora, toca,movimentando as figuras dos apóstolos e outras personagens .
Olhem aí- a linha do meridiano !bem no meio da praça velha, marcamos a presença, pisando na marca.
A torre do relógio pode ser visitada logo ao lado, tem o guichê do ticket e informações.
Observem ...os turistas olhando o relógio tocar ....com a temperatura de 5 graus.... uma chuva fina mas a beleza descarta qualquer incomodo do frio .
-A igreja de São Nicolau , que fica na praça merece uma visita, tem fachada barroca e história...foi igreja e mosteiro, usada na primeira guerra para guardar munições ,foi até salão de baile e hoje, local de concertos.
Chama atenção essa igreja , um fabuloso candelabro em forma de coroa e a cúpula de afrescos , sobre a vida do São Nicolau e de São Benedito
A igreja que vemos na foto foi a mais bonita pra mim - é a de São Tiago , reconstruída em 1689 após um incêndio provocado por espiões do Luís XIV. Tem 20 altares decorados e um túmulo barroco da Boemia. Contam que um conde foi enterrado vivo e depois acharam o cadáver sentado no túmulo. Possui um maravilhoso orgão de 1702 e é local ideal para concertos.
Perto da praça , vemos a igreja de Nossa Senhora de Tym, atravesse uma rua estreita por trás de um belo edifício aonde funciona um animado restaurante e alcançará essa igreja.

2- Ainda nêsse dia ,saia um pouco da praça e entre na rua Celetná , que faz a ligação da praça com a casa Municipal vendo lojas e restaurantes.
A importância dessa rua ? era o caminho Real .
O nome vem de uma rosca trançada preparada desde a Idade Média . Nessa rua encontra-se a casa da Madona Negra e nela a coleção de cubismo tcheco , pinturas e esculturas.
Restaurante na rua Celetná- tem vários mas veja o da foto abaixo
Escolhemos essa rua para festejar o aniversário da minha irmã em restaurante tradicional da cidade .Comida farta e bem típica goulash ,cozidos de porco e salsichas . Cerveja da melhor qualidade e sobremesas maravilhosas.
3 - Nessa área devemos passar logo para a Casa Municipal- é o mais famoso prédio art- nouveau foi o antigo Palácio da Corte e residência dos reis entre 1383 e 1485.
Nessa casa tem restaurante e um local para concerto .
Ao lado da casa Municipal tem o portão de pólvora que está aí desde o século 11 ,quando era uma das 13 entradas da cidade.
Nessa foto abaixo , vejam as ruas de pedra da cidade velha de Praga ruas que tantas pessoas pisaram fugindo na guerra se escondendo dos invasores e palco de muita luta e sangue.As pedras são escuras e lisas.
Termino o primeiro dia.
No segundo dia iremos ao Castelo de Praga
O lugar que deu origem a cidade de Praga .Fica bem no alto em posição privilegiada.
Somos recebidos com música clássica , como vemos na foto.
O Castelo possui um mapa complicado e repleto de locais a serem visitados. É indicado para quem vai sozinho sem guia estudar um pouco antes de ir lá para escolher melhor. Há igrejas, galerias de arte, ruas de restaurantes e leves refeições .No final, se não soubermos escolher bem , confundimos as áreas.
Dentro das suas muralhas existe :Um palácio , 3 igrejas , e um mosteiro
A troca de guarda ocorre de hora em hora e ao meio - dia tem uma fanfarra.
O principal a ser visto :
Basílica de São Jorge
Catedral de São Vito
o Belvedere. as galerias de arte do Mosteiro
os jardins e a Viela Dourada
para chegar tome o bonde 22 ou 23 para Prazsky
ou vá até o metrô Malostranska e ande até Starezameské schody , escadaria velha da cidade.
A mais linda , é a catedral de São Vito, visto nessa foto acima , guarda as joias da coroa e o túmulo do bom rei Venceslau.Andando pela catedral, passará por 1000 anos de história . Atenção , entre pela porta oeste . Repare nas relíquias das inúmeras capelas laterais e reserve um tempo para admirar a Capela de São Venceslau incrustada de pedras preciosas.Ao entrar na catedral saiba que aí, Mozart , compôs a ópera de La Clemenza di Tito.
 |
Túmulo de prata maciça de São João Nepomuceno
|
Na Catedral ,encontra-se o túmulo de São João Nepomuceno (mais adiante falo da vida desse Santo).
Ver o portal Dourado era a entrada principal da catedral . Acima observe o mosaico do Juízo Final.
No convento , visite as Galerias de Arte.
Passeie nos Jardins .
na ala sul tem mais jardins na encosta em direçaõ a Mala Strana.
Visite a Viela Dourada dentro dos Muros do Castelo.
Vamos ao terceiro dia-
Mala Strana - é a parte de Praga que se manteve no passado. É um bairro repleto de palácios , casas barrocas e igrejas . A mais visitada é o do Menino Jesus de Praga .
Tem tambem a Igreja de São Nicolau (outra igreja do santo), ótimo local de concertos.
O comércio nesse bairro é bem movimentado e ótimo para comprar lembrancinhas e souvenirs.
Nos arredores da praça de Mala Strana tem atrações como a casa de Saõ Tomás e a Igreja do mesmo santo . A rua Italiana , a rua Nerudova , a Assembleia Nacional ,o Palacio Wallenstein muitas embaixadas e o Jardim Vrtba.
E a bela Ilha de Kampa como mostrei em foto no início da postagem .
No quarto dia o passeio na Ponte karlova e bairro judeu .
Na entrada da ponte existe a Torre a ser visitada.
A ponte Carlos é o mais conhecido monumento da cidade, liga Mala Strana a Cidade Velha . Aberta aos pedestres e em algumas ocasiões especiais, permitem a passagem de carruagens . Você passa por uma fileira de estátuas barrocas. De São João batista, de Sant ´Ana ,da Pietá , de Sta. Barbara , Sta. Margarida , Sto Agostinho, Sto Antonio, Sta Lutgarda , e de S. João Nepomuceno . A estória desse santo é que foi preso por ter contrariado Venceslau IV, na eleição de um abade.Foi torturado e jogado no rio, dessa ponte. Hoje todos tocam na sua imagem para dar sorte e proteção.
Alguns contam outra estoria, que São João não contou um segredo ao Rei .
Veja na foto abaixo ,uma rotunda romantica de PRAGA muitas foram restauradas.Essa fica proxima a igreja de Belem.
Partindo daí poderá alcançar o bairro judeu suas sinagogas e cemitério.
Na sinagoga Pinkas, tem 70 mil judeus enterrados.
Outra sinagoga importante a saer visitada é a espanhola e a Maisel .
A Sala de Concertos e o Museu de Arte Decorativa.
No quinto dia aproveite para ver a parte moderna da cidade
o museu Nacional , a praça Venceslau e o Hotel Europa
tambem o monumento às vítimas do comunismo, na Vaclavské Námesti , bela avenida .
Vejam as vitrines maravilhosas dessa avenida :
Aonde ficar ???
o melhor é ficar hospedado perto do centro da praça Venceslau e da praça da cidade velha Staré Mesto ,como vemos aí nessa foto
Essa região fica na parte velha da cidade.
Hotéis que indico?
Recomendo o Cloister INN
O Best Western
Betlem Club e U Zlatelo
Hotel Rott
O que comer ?
a comida preferida dos tchecos é a carne de porco , sopas goulash, salsichas e presunto ,a vitela é servida como costeleta a milanesa
sevem tambem carpa e cogumelos
as sobremesas são deliciosas : strudel de maçã , bolos de chocolate pães de frutas e tortas .
A cerveja tem destaque especial na república checa chama piva ou é pivo?Budweiser Budwar , Pilsner , Gambrinus , Staropramen e a cerveja escura - Kozel
O melhor lugar para saborear é na cervejaria , o que não falta nas ruas de PRAGA
recomendo uma , na calçada da Igreja de Belem e proximo tem vários e bons restaurantes.
Cito o Restaurante Klub Architet -Betlemské Namesti
Chez Marcel , na Hostalka 12
Don Giovani , Koralini 34
Um costume interessante na época fria de inverno, colocam nas cadeiras ao ar livre, mantas para a gente se aquecer - um must.
Amei tudo e recomendo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário