Vale dos Templos, localizado aos pés da cidade de Agrigento.
Parque arqueológico, que abriga ruínas de templos, comprovando a colonização grega na Sicília. É Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Visitamos o parque durante o dia, no mês de setembro, o que não é muito confortável, sol forte e muito quente. Aconselho o tour à noite, pois é bem iluminado e seguro.. A entrada com bilheteria, poderá ser feita por 2 lados . Preferimos iniciar pela parte alta e terminar no "Giardino della Kolymbetra "na saída da Porta V.
O primeiro templo, é o de Juno-construído no ano 460 A.C dedicado a deusa do casamento e do parto. Foi incendiado pelos os cartagineses, mas ainda restam 25 das 34 colunas originais.
Templo da Concórdia .
É o mais preservado, ficando atrás somente de Theselon em Atenas. Construído em 450 a.C e 430 a.C. transformado em igreja, no século VI e saqueado na Idade Média Mesmo assim, podemos perceber a sua beleza.
Abaixo ,vemos o Templo de Hércules
O mais antigo de toda a Sicília. Construído no século VI AC É provável que tenha tido o mesmo tamanho do Partenon de Atenas, na Grécia.
Das 18 colunas originais , essas 9 estão de pé , e foram reconstruídas por um arqueólogo inglês, Alexander Hardcastle nos anos 20.
A seguir vemos o templo de Zeus , de Castor e Pólux
No parque podemos ver ainda, as Necróples Cristãs, são tumbas retangulares cavadas no chão. No Vale dos Templos temos apoio de lanchonetes e toaletes, O terreno é acidentado e é indicado calçados confortáveis,Em setembro, custou 10 euros a entrada e o estacionamento, 3 euros.
Na cidade de Palermo vende-se pacotes para essa visitação.
Já tive a oportunidade de visitar templos em Atenas na Grécia e em Éfesos na Turquia, mas me encantei com êsse local. Quando piso nessas áreas históricas, lembro das civilizações influentes que viveram no local, séculos a. C ,e da herança, deixada para o mundo.
Comentários