sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Valle Dei Templi - Sicilia

Vale dos Templos, localizado aos pés da cidade de Agrigento.

Parque arqueológico, que abriga ruínas de templos, comprovando a colonização grega na Sicília. É Patrimônio da Humanidade pela Unesco.



Visitamos o parque durante o dia, no mês de setembro, o que não é muito confortável, sol forte e muito quente. Aconselho o tour à noite, pois é bem iluminado e seguro.. A entrada com bilheteria, poderá ser  feita por 2 lados . Preferimos iniciar pela parte alta e terminar no "Giardino della Kolymbetra "na saída da Porta V.


O primeiro templo, é o de Juno-construído no ano 460 A.C dedicado a deusa do casamento e do parto. Foi incendiado pelos os cartagineses, mas ainda restam 25 das 34 colunas originais.




Templo da Concórdia .
É o mais preservado, ficando atrás somente de Theselon em Atenas. Construído em 450 a.C e 430 a.C.  transformado em igreja, no século VI e saqueado na Idade Média  Mesmo assim, podemos perceber a sua beleza.


Abaixo ,vemos o  Templo de Hércules 


O mais antigo de toda a Sicília. Construído no século VI AC                                                    É provável que tenha tido  o mesmo tamanho do Partenon de Atenas, na Grécia.
Das 18 colunas originais , essas 9 estão de pé , e foram reconstruídas por um arqueólogo inglês, Alexander Hardcastle nos anos 20.





A seguir vemos o templo de Zeus , de Castor e Pólux


No parque podemos ver ainda,  as Necróples Cristãs, são tumbas retangulares cavadas no chão. 


No Vale dos Templos temos apoio de lanchonetes e toaletes, O terreno é acidentado e é indicado calçados confortáveis,
Em setembro, custou 10 euros a entrada e o estacionamento, 3 euros.

Na cidade de Palermo vende-se pacotes para essa visitação.
Já tive a oportunidade de visitar templos em Atenas na Grécia e em Éfesos na Turquia, mas me encantei com êsse local.  Quando piso nessas áreas históricas, lembro das civilizações influentes que viveram no local,   séculos a. C ,e da herança, deixada para o mundo.

Nenhum comentário: