domingo, 23 de janeiro de 2022

ORTIGIA E SIRACUSA



O mapa acima é super interessante , aponta os pontos mais importantes a serem visitados e a distancia dos locais. 






 Ortígia é uma ilha ligada a Siracusa por 3 pontes, que  engloba um importante centro histórico.

Graças a uma fonte de água fresca e a formação geográfica da  baía, os Coríntios decidiram atracar os seus navios e fundaram a cidade de Siracusa.

Foi nesse mar, que Arquimedes, usou os famoso espelhos para incendiar os navios romanos e defender a sua terra natal.

Chegando de carro em Ortígia, avistamos na entrada uma praça e o busto de Arquimedes.

Nessa atrativa cidade turística, encontra-se um bom número de hotéis, pousadas, restaurantes e lojas de marcas famosas e ricos artesanatos.


Atrações a visitar

1- Fonte de Apolo-passou por várias transformações. De igreja no período bizantino,  mais tarde, uma mesquita, depois voltou a ser igreja no período romano e até um quartel, na época da dominação espanhola. Somente em 1860 foi descoberto o templo grego, 


2- Fonte de Aretusa. No seu interior, crescem plantas de papiro, e a fonte de água doce  se mescla com a água do mar. Vejam na foto abaixo.










3 - Fonte de Diana-(foto acima), me encantei ao vê-la. Perfeitamente restaurada, sendo mais bonito visitar a noite, pois é realçada por um colorido jogo de luz.

4- Catedral de Siracusa é uma das mais belas que visitamos .Um exemplo barroco que encontramos em várias cidades da Sicília .  Nas suas paredes, estão incrustadas as colunas do antigo templo dedicado a deusa Atena.  





Na Piazza Duomo, foi filmado "Malena", com uma conhecida atriz italiana .Somos avisados desse fato importante, no local.

É uma praça de tirar o fôlego de tão bonita. Cercada de restaurantes e prédios imponentes,

Percorrendo a "piazza", se alcança a Igreja de Santa Lucia Alla Badia. Aonde se encontra, uma obra- prima de Caravaggio, a tela de sepultamento de Santa Lucia, que foi uma das mártires cristãs, perseguidas pelo o imperador Diocleciano. Essa, é nossa Santa Luzia protetora da visão.

Na parte antiga de Ortígia, aonde aconselho ficar hospedado, o mais interessante é se perder nos becos estreitos e encontrar a Piazza Minerva ou Duomo. E melhor ainda é , sentar em dos seus restaurantes  tomar um café , um "gelatto" delicioso e apreciar a beleza do lugar.


Outra atração - na extremidade da ilha, fica o castelo de Maniace construído por volta de 1239.
 Ortigia tem muitos museus e galerias muito atrativos e obras de arte valiosas. 

Um passeio interessante é ir ao pier, ver os barcos e admirar a natureza.



Algo que nos chamou atenção caminhando pelas bordas do mar, foi um local que as pessoas tomam banho de mar.. Descem numa escadaria, usam o apoio de uma plataforma de madeira,e estendem lá,  suas toalhas. Chamam de "Solário" e tem destaque no mapa acima. 

 Gastronomia
Para conhecer melhor, a culinária local escolhemos jantar com o menu degustação, no afamado restaurante Apolonion-Osteria da Carlo. Na época custava 35 euros por pessoa, (sem bebida), o que só tenho a elogiar . Saímos de lá muito satisfeitos, com o requinte e o sabor dos pratos.   Fomos e voltamos a pé. Nossa pousada era bem localizada, está destacada no mapa acima.

Destaco essa bebida como curiosidade .
Ortígia ,é um lugar encantador, o ideal é ficar 3 dias inteiros.

          Tem muitos restaurantes ao ar livre, lindos e agradáveis. 


Com a brisa do mar, vem a escolha do prato, escolhe-se o vinho, aí então, se esquece que precisamos voltar , ou mesmo, continuar a viagem. O que seguirei falando de Siracusa. 

Dicas para quem viaja de carro, em Ortígia. 
Na parte antiga, do centro histórico só é permitido os carros dos moradores . Li em algum lugar, que é permitido alguns táxis, mas não tenho essa informação segura.  É necessário, saber de algum estacionamento e reservar.

É atração uma visita ao mercado, mas não tive tempo. Sei que tem frutas diversas, tomates de vários tamanhos e sabores,  pistaches , e os frutos do mar.

Nossa pousada em Ortígia , " B&B Resalibera, via Resalibera 66, 96100", situada numa rua bem estreita do centro antigo.  
Confortável, bom café da manha e proprietários muito atenciosos.
 
.







Nenhum comentário: