O mapa acima é super interessante , aponta os pontos mais importantes a serem visitados e a distancia dos locais.
Ortígia é uma ilha ligada a Siracusa por 3 pontes, que engloba um importante centro histórico.
Graças a uma fonte de água fresca e a formação geográfica da baía, os Coríntios decidiram atracar os seus navios e fundaram a cidade de Siracusa.
Foi nesse mar, que Arquimedes, usou os famoso espelhos para incendiar os navios romanos e defender a sua terra natal.
Chegando de carro em Ortígia, avistamos na entrada uma praça e o busto de Arquimedes.
Nessa atrativa cidade turística, encontra-se um bom número de hotéis, pousadas, restaurantes e lojas de marcas famosas e ricos artesanatos.
1- Fonte de Apolo-passou por várias transformações. De igreja no período bizantino, mais tarde, uma mesquita, depois voltou a ser igreja no período romano e até um quartel, na época da dominação espanhola. Somente em 1860 foi descoberto o templo grego,
2- Fonte de Aretusa. No seu interior, crescem plantas de papiro, e a fonte de água doce se mescla com a água do mar. Vejam na foto abaixo.
3 - Fonte de Diana-(foto acima), me encantei ao vê-la. Perfeitamente restaurada, sendo mais bonito visitar a noite, pois é realçada por um colorido jogo de luz.
4- Catedral de Siracusa é uma das mais belas que visitamos .Um exemplo barroco que encontramos em várias cidades da Sicília . Nas suas paredes, estão incrustadas as colunas do antigo templo dedicado a deusa Atena.
Na Piazza Duomo, foi filmado "Malena", com uma conhecida atriz italiana .Somos avisados desse fato importante, no local.
É uma praça de tirar o fôlego de tão bonita. Cercada de restaurantes e prédios imponentes,
Percorrendo a "piazza", se alcança a Igreja de Santa Lucia Alla Badia. Aonde se encontra, uma obra- prima de Caravaggio, a tela de sepultamento de Santa Lucia, que foi uma das mártires cristãs, perseguidas pelo o imperador Diocleciano. Essa, é nossa Santa Luzia protetora da visão.
Outra atração - na extremidade da ilha, fica o castelo de Maniace construído por volta de 1239.
Ortigia tem muitos museus e galerias muito atrativos e obras de arte valiosas.
Um passeio interessante é ir ao pier, ver os barcos e admirar a natureza.
Algo que nos chamou atenção caminhando pelas bordas do mar, foi um local que as pessoas tomam banho de mar.. Descem numa escadaria, usam o apoio de uma plataforma de madeira,e estendem lá, suas toalhas. Chamam de "Solário" e tem destaque no mapa acima.
Gastronomia
Para conhecer melhor, a culinária local escolhemos jantar com o menu degustação, no afamado restaurante Apolonion-Osteria da Carlo. Na época custava 35 euros por pessoa, (sem bebida), o que só tenho a elogiar . Saímos de lá muito satisfeitos, com o requinte e o sabor dos pratos. Fomos e voltamos a pé. Nossa pousada era bem localizada, está destacada no mapa acima.
Destaco essa bebida como curiosidade .
Ortígia ,é um lugar encantador, o ideal é ficar 3 dias inteiros.
Com a brisa do mar, vem a escolha do prato, escolhe-se o vinho, aí então, se esquece que precisamos voltar , ou mesmo, continuar a viagem. O que seguirei falando de Siracusa.
Dicas para quem viaja de carro, em Ortígia.
Na parte antiga, do centro histórico só é permitido os carros dos moradores . Li em algum lugar, que é permitido alguns táxis, mas não tenho essa informação segura. É necessário, saber de algum estacionamento e reservar.
É atração uma visita ao mercado, mas não tive tempo. Sei que tem frutas diversas, tomates de vários tamanhos e sabores, pistaches , e os frutos do mar.
Nossa pousada em Ortígia , " B&B Resalibera, via Resalibera 66, 96100", situada numa rua bem estreita do centro antigo.
Confortável, bom café da manha e proprietários muito atenciosos.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário