Cinque Terre-Itália
É um conjunto de vilas à beira-mar na costa da Riviera italiana, mar da Ligúria.
Em cada uma das cidades, se vê casas coloridas e vinhedos, que se agarram nos terraços dos penhascos.
A travessia de barco, para visitar as vilas é um passeio muito agradável. O turista que viaja na parte superior, aproveita para olhar o mar azul encantador. É recomendável levar um agasalho pois os ventos são frios .
Como chegar ? pode ser de trem saindo de Firenze, Milão, ou Gênova. De carro, ou num cruzeiro. tendo escala em La Spezia.
Escolhi vir de carro e ficar hospedada em La Spezia .Aconselho ficar nessa cidade pois daqui saem os trens e os barcos, para visitar as vilas. É bom ficar perto da estação ferroviária , pois está a algumas quadras do porto marítimo.
Compra-se as passagens do barco no Consórcio Marítimo, zona portuária . Pode ser adquirido uma hora, ou uma hora e meia mais cedo, que se deseja embarcar.
Em dois dias, será possível conhecer Cinque Terre.
A primeira do roteiro é Riomaggiore. Uma vista deslumbrante na chegada de barco. O mar azul marinho, e céu limpo com outro tom de azul, em pleno mês de setembro. O vento é frio, mas com sol forte e temperatura de 30 graus. Logo se vê os barcos de pesca, ancorados, e uma estreita faixa de areia com turistas disputando cada metro do local para se bronzear.
Vernazza, é uma das mais visitadas. possui uma arquitetura que remete a época romana. O castelo Doria uma fortaleza, é o mais antigo de Cinque Terre.
No barco deixando La Spezia
Corniglia é a menor, fica a 90 metros acima do mar e tem arquitetura de traços góticos.
Em quase todas as vilas , os visitantes podem passear a pé , parando para comer cornetos de frutos do mar , e beber deliciosos vinhos produzidos na região e como sobremesa os sorvetes. É uma delicia, o gelato italiano.
Para ter mais tempo e curtir melhor o local, não paramos em restaurantes . Assim tivemos tempo para provar de tudo um pouco , comprar "souvenirs", conhecer os pontos mais importantes e apreciar do alto, os ângulos fantásticos dos vilarejos.
Anos atrás, era possível fazer uma caminhada na borda da escarpa de um vilarejo a outro, pois são próximos . Mas foi interditado.
Para aproveitar o banho, tem os lidos, são praias particulares com cadeiras , ombrelones, toalhas, e cabines, aonde você recebe uma chave para guardar os pertences.
Tempo em Cinque Terre:
Alta temporada , de março a outubro
Baixa temporada de maio a setembro
Novembro a fevereiro, chove .
Finalizando essa postagem com a foto dos filhos Caio e Ticiana que tornaram essa viagem das mais agradáveis e divertidas.
Conhecer essa região é preciso estar bem informado. Se ler o meu blog e tiver alguma dúvida, poderá entrar em contato por email em www. caminhosdavera. com
Comentários